top of page

Experiência, fundamentação, diálogo e autoria - O processo de escrita da Carta de intenções

Foto do escritor: Ana Barbara Ana Barbara

Durante a última semana, realizei três encontros de encerramento da TURMA 1 do curso Carta de Intenções como experiência autoral.



Foi uma experiência nova e um desafio planejar um curso inteiro desde o título, até a seleção da bibliografia, composição do material, gravação de vídeos, avaliação e devolutiva. Por isso, resolvi contar um pouco da minha experiência como professora que compartilha sua vivência e sua pesquisa.


Ao longo do curso, recebi muitas devolutivas positivas, o que me deixou mais segura de ter seguido o caminho certo. Houve muitas dúvidas também, as quais me levaram não apenas a formular respostas, mas a me colocar no lugar da outra pessoa para compreender como cada uma assimila informações e vivências de forma muito particular e quais as possibilidades de troca de saberes.

Hoje, sinto que o caminho que escolhi propor é o mesmo que sempre fez sentido para mim, olhar para as linguagens das artes como inspiração e como referência para me ver como autora da minha prática. Olhar para o cotidiano e para a documentação como experiência e processo. O curso começou sugerindo ás professoras que se encantem e que se arrisquem a escrever e foi fundamentado com leitura sobre documentação, registro, campos de experiência e conexões com produções da arte e da literatura.


Nós, professoras, somos protagonistas pela nossa intencionalidade, nossas pesquisas e nosso planejamento que partem de um conceito, mas que se tornam único na prática de cada uma. Foi esse olhar que procurei construir junto com o grupo: o valor dos processos que vivemos e o olhar sensível ao cotidiano.

O encontro final não estava no plano inicial, mas foi uma necessidade que percebi. Foi um momento importante para eu contar para o grupo qual foi o meu olhar para a escrita que que elas me entregaram. Acredito muito na importância dessa devolutiva. Senti que para o grupo também foi muito relevante ter esse momento. Foi enriquecedor terem contato com a forma como cada uma desenvolveu a atividade que consistia em escrever um parágrafo de uma carta hipotética partindo de uma foto. Várias pessoas escolheram a mesma foto, mas cada uma planejou as propostas por um caminho e eu fiquei encantada com tantas possibilidades.

Compartilho com vocês alguns depoimentos que colhi nos fóruns. Foram muitas falas acolhedoras e que demonstram que o diálogo é primordial na constituição da ação docente.

Agradeço o carinho, compromisso e confiança de todas e todos e que caminharam comigo nesta formação.












475 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Maria xorreia6
Aug 29, 2020

Gratidão

Like
IMG_20190201_185835664pb.jpg

ANA BARBARA

Professora de educação infantil, fotógrafa e idealizadora do blog

Os textos que escrevo nessa área partem da minha experiência na educação infantil, minhas pesquisas e diálogos com outras educadoras.

bottom of page