Diálogos Estética e Educação
Desde fevereiro, às terceiras terças feiras de cada mês, temos um encontro marcado com a Luciana Simões no canal do Gcol - Grupo Colaborativo - nos quais tecemos diálogos que têm como fio condutor Estética e Educação, mas perpassam por diferentes temas, que são articulados a partir dos da interação com o chat. A cada novo diálogo vamos criando essa rede de trocas. Acompanhem as gravações nos links abaixo.
A fotografia e as relações estéticas na Educação Infantil
Podemos pensar a fotografia a partir de diversas funcionalidades quando pensamos no ambiente de educação infantil. Chamo atenção para o quanto a fotografia é sensível ás relações que acontecem nem seus espaços. Os encantamentos, os conflitos e as descobertas.
Estética dos espaços na Educação Infantil
Quais as considerações que fazemos quando pensamos em um ambiente agradável para as crianças nos espaços dos centros e escolas de educação infantil? Por que ao pensar em espaço para acolher crianças, pensa-se em muitas cores fortes e intensas? Como a concepção de infância que construímos se encontra com o que adotamos como “decoração” para os espaços?
Projeto de fotografia com crianças
Em um mundo que cada vez mais se produz imagens para circular, onde fotografar é um ato muito acessível devido ás câmeras de celular, onde as crianças já conhecem o processo de criar uma imagem, vale uma reflexão mais profunda sobre porque abordar a linguagem fotográfica em projetos pedagógicos.
Intencionalidade pedagógica no fazer cotidiano e no olhar para as crianças
Sobre a estética dos espaços, despertamos para a intencionalidade que envolve as práticas na educação infantil. Quais os conceitos e motivações que permeiam nosso fazer? Qual é o papel da professora quando planeja, quando dá espaço ao inusitado, quando organiza um contexto ou quando as crianças estão no momento do “brincar livre”?
A fotografia e as relações estéticas na Educação Infantil
Diálogo sobre a experiência com as artes na educação infantil, a partir da necessidade de ruptura com o pensamento fragmentado das aprendizagens e refletir sobre o lugar das linguagens poéticas como mediadoras da relação da criança com o mundo.
O lugar do livro ilustrado na Educação Infantil
A garantia de um espaço físico pode não necessariamente garantir uma experiência rica com a leitura ás crianças. É importante pensar na escolha dos livros, na oferta cotidiana, na qualidade das ilustrações, na diversidade das narrativas, na experiência leitora da própria educadora entre outras questões.
Processo criativo, autoria e escrita da carta de intenções
Não há um padrão de escrita, mas há um rigor teórico e intencional para que uma carta de intenções articule o que é planejado com antecedência com o que é planejado a partir das vivências cotidianas. Como esse processo de escrita e elaboração carrega a possibilidade de visualizamos um processo criativo e autoral do percurso das crianças junto a professora?
Cultura da infância e imagem de criança
A leitura do livro Complexidade e relações na Educação Infantil, de Alfredo Hoyuelos e María Antonia Riera, despertou a importância dessa conversa. Quais relações entre contexto histórico, social e cultural envolvem o olhar que desenvolvemos para as crianças que convivemos cotidianamente?
Oficinas, seminários e lives
Confira aqui algumas gravações que estão disponíveis na internet de lives que participei contando um pouco sobre minhas formações e projetos que desenvolvo na educação infantil. .