top of page

Diálogos Estética e Educação

Desde fevereiro, às terceiras terças feiras de cada mês, temos um encontro marcado com a Luciana Simões no canal do Gcol - Grupo Colaborativo - nos quais tecemos diálogos que têm como fio condutor Estética e Educação, mas perpassam por diferentes temas, que são articulados a partir dos da interação com o chat. A cada novo diálogo vamos criando essa rede de trocas. Acompanhem as gravações nos links abaixo.

53b9b9f8-2d24-4662-81e0-bcd9865816ae.jpg

A fotografia e as relações estéticas na Educação Infantil

Podemos pensar a fotografia a partir de diversas funcionalidades quando pensamos no ambiente de educação infantil. Chamo atenção para o quanto a fotografia é sensível ás relações que acontecem nem seus espaços. Os encantamentos, os conflitos e as descobertas. 

  • Preto Ícone YouTube
186530633_543537783686873_2741535076429548283_n.jpg

Estética dos espaços na Educação Infantil
 

Quais as considerações que fazemos quando pensamos em um ambiente agradável para as crianças nos espaços dos centros e escolas de educação infantil? Por que ao pensar em espaço para acolher crianças, pensa-se em muitas cores fortes e intensas? Como a concepção de infância que construímos se encontra com o que adotamos como “decoração” para os espaços?

  • Preto Ícone YouTube
239270291_357214402541380_501064042117823178_n.jpg

Carta de intenções... aprofundando o diálogo

Ampliação do último diálogo sobre processo criativo e autoria na escrita e revisitação da carta de intenções.

  • Preto Ícone YouTube
gcol2.jpg

Projeto de fotografia com crianças
 

Em um mundo que cada vez mais se produz imagens para circular, onde fotografar é um ato muito acessível devido ás câmeras de celular, onde as crianças já conhecem o processo de criar uma imagem, vale uma reflexão mais profunda sobre porque abordar a linguagem fotográfica em projetos pedagógicos.

  • Preto Ícone YouTube
201915992_562407991799852_2414253238636203458_n.jpg

Intencionalidade pedagógica no fazer cotidiano e no olhar para as crianças

Sobre a estética dos espaços, despertamos para a intencionalidade que envolve as práticas na educação infantil. Quais os conceitos e motivações que permeiam nosso fazer? Qual é o papel da professora quando planeja, quando dá espaço ao inusitado, quando organiza um contexto ou quando as crianças estão no momento do “brincar livre”?

  • Preto Ícone YouTube
242321278_626507558723228_7978760267872443500_n.png

A fotografia e as relações estéticas na Educação Infantil

Diálogo sobre a experiência com as artes na educação infantil, a partir da necessidade de ruptura com o pensamento fragmentado das aprendizagens e refletir sobre o lugar das linguagens poéticas como mediadoras da relação da criança com o mundo.

  • Preto Ícone YouTube
gcol3.jpg

O lugar do livro ilustrado na Educação Infantil

A garantia de um espaço físico pode não necessariamente garantir uma experiência rica com a leitura ás crianças. É importante pensar na escolha dos livros, na oferta cotidiana, na qualidade das ilustrações, na diversidade das narrativas, na experiência leitora da própria educadora entre outras questões.

  • Preto Ícone YouTube
carta.png

Processo criativo, autoria e escrita da carta de intenções
 

Não há um padrão de escrita, mas há um rigor teórico e intencional para que uma carta de intenções articule o que é planejado com antecedência com o que é planejado a partir das vivências cotidianas. Como esse processo de escrita e elaboração carrega a possibilidade de visualizamos um processo criativo e autoral do percurso das crianças junto a professora?

  • Preto Ícone YouTube
246470572_644937366880247_4975297980648061637_n.png

Cultura da infância e imagem de criança

 A leitura do livro Complexidade e relações na Educação Infantil, de Alfredo Hoyuelos e María Antonia Riera, despertou a importância dessa conversa. Quais relações entre contexto histórico, social e cultural envolvem o olhar que desenvolvemos para as crianças que convivemos cotidianamente? 

  • Preto Ícone YouTube

Oficinas, seminários e lives

Confira aqui algumas gravações que estão disponíveis na internet de lives que participei contando um pouco sobre minhas formações e projetos que desenvolvo na educação infantil. .

a feira do livro.png

A Feira do Livro 2024 - Mesa Formar leitores, formar professores

  • YouTube
349339351_1435172843967274_1362521907136787280_n.jpeg

Minicurso – Livros Literários e a Primeira Infância: Uma Brevíssima Introdução

  • YouTube
186535834_544759033564748_8699117324176535297_n.jpg

Diálogos com professores: planejamento e intencionalidade

  • YouTube
130222660_1041739939660502_1447126929167

Fotografia e escuta na educação infantil
 

  • Instagram
capa_youtube.png

Documentação pedagógica:
Carta de intenções

  • YouTube
4-1.webp

I Jornada de Literatura e Educação - O livro e a leitura nos espaços de Educação Infantil

  • YouTube
242510302_628023605238290_5589675045838771238_n.jpg

Centro Cultural Banco do Nordeste. Antotipia: Criar fotos sem câmera

  • YouTube
3ec7ecda-cd2a-4f92-a2d2-b6592b20798b_edited.jpg

Fotografia e carta de intenções no cotidiano da educação infantil

  • YouTube
jornada.jpg

Fotografia como materialização da escuta das crianças
e protagonismo docente

  • YouTube
120090387_376952717012048_18522031539417

A fotografia como materialização da escuta

  • Instagram
Captura de Tela 2024-09-21 às 22.19.30 1.png

II Simpósio Internacional da Literatura de Berço PUC-SP

  • YouTube
205428511_4237479282984996_1574033542996049842_n.jpg

São Vicente em rede - Bate papo sobre resíduos sólidos: arte e netureza

  • YouTube
live_paty_edited.jpg

A fotografia na poética da ação da criança
 

  • Instagram
123542414_739459183317937_40064512850336

Projeto Quantas cores tem o céu? Relações entre cores, luzes e sombra

  • YouTube
WhatsApp Image 2020-06-29 at 10.37.57.jp

Fotografia na educação infantil

  • Instagram
bottom of page